Igreja da Misericórdia de Évora
Anualmente realiza-se a procissão do Enterro do Senhor ou “procissão do Senhor-Morto”, na noite de sexta-feira Santa e que tem início na Igreja do Calvário terminando igreja da Misericórdia.
A Sexta-Feira Santa, ou “Sexta-Feira da Paixão”, é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.
A Santa Casa da Misericórdia de Évora, em conjunto com a Arquidiocese de Évora, organiza todos os anos a Procissão do Senhor Morto, um evento nocturno emocionante, durante o qual predomina o silêncio e a luz das tochas e das velas, que os fiéis transportam. O Senhor segue morto num caixão, sendo acompanhado por mais dois andores – Nossa Senhora e São João de Deus. A procissão em que participam fieis, irmãos da misericórdia, turistas e moradores da cidade, é presidida pelo Sr. Arcebispo, e acompanhada pelos demais clérigos presentes, por diversas irmandades – cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé e autoridades e pelos mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as “opas” típicas da irmandade.
Esta importante procissão tem relevância comprovada na dinâmica cultural da cidade. São cada vez mais os Eborenses e Turistas que se juntam ao evento, apreciando a cultura religiosa portuguesa numa das suas expressões mais religiosas.
A cerimónia de Lava-pés é um rito religioso baseado no relato de João 13:1-17, que menciona Jesus realizando-a durante a Última Ceia. Esta cerimónia é realizada na Quinta-Feira Santa da Semana Santa.
Neste dia a Igreja deve estar decorada com flores brancas, devendo dominar ao centro um cesto com espigas, uvas e pão.
No momento, bonito e pleno de significado, poderão ver-se mesários (membros da mesa administrativa) a lavaram simbolicamente os pés aos utentes dos nossos Lares.
Missas