Igreja da Misericórdia de Évora

(+351) 266 748 830
2ª a 6ª - 08:30 - 13:00 // 14:00 -17:30 | Sábado - 09:00 - 13:00 // 14:00 - 18:00 | Domingos e Feriados - Fechado
geral@scmevora.pt
A Igreja da Misericórdia de Évora

Culto

É na da Igreja da Misericórdia que se desenvolve uma importante missão da Santa Casa da Misericórdia – o Culto. O culto é realizado através de diversas formas, sendo as mais relevantes a Procissão do Senhor-morto, a cerimónia de lava-pés e as missas de irmãos.
Igreja da Misericórdia de Évora
Procissão do Enterro do Senhor​-Morto - Évora
Procissão do Enterro do Senhor​-Morto - Évora
Procissão do Enterro do Senhor

Anualmente realiza-se a procissão do Enterro do Senhor ou “procissão do Senhor-Morto”, na noite de sexta-feira Santa e que tem início na Igreja do Calvário terminando igreja da Misericórdia.

A Sexta-Feira Santa, ou “Sexta-Feira da Paixão”, é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, em conjunto com a Arquidiocese de Évora, organiza todos os anos a Procissão do Senhor Morto, um evento nocturno emocionante, durante o qual predomina o silêncio e a luz das tochas e das velas, que os fiéis transportam. O Senhor segue morto num caixão, sendo acompanhado por mais dois andores – Nossa Senhora e São João de Deus. A procissão em que participam fieis, irmãos da misericórdia, turistas e moradores da cidade, é presidida pelo Sr. Arcebispo, e acompanhada pelos demais clérigos presentes, por diversas irmandades – cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé e autoridades e pelos mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as “opas” típicas da irmandade.

Esta importante procissão tem relevância comprovada na dinâmica cultural da cidade. São cada vez mais os Eborenses e Turistas que se juntam ao evento, apreciando a cultura religiosa portuguesa numa das suas expressões mais religiosas.

Cerimónia de Lava-Pés

A cerimónia de Lava-pés é um rito religioso baseado no relato de João 13:1-17, que menciona Jesus realizando-a durante a Última Ceia. Esta cerimónia é realizada na Quinta-Feira Santa da Semana Santa.

Neste dia a Igreja deve estar decorada com flores brancas, devendo dominar ao centro um cesto com espigas, uvas e pão.

No momento, bonito e pleno de significado, poderão ver-se mesários (membros da mesa administrativa) a lavaram simbolicamente os pés aos utentes dos nossos Lares.

Igreja da Misericórdia de Évora - Cerimónia de Lava-Pés
Igreja da Misericórdia de Évora - Missas

Missas

O padre Celebrante é habitualmente o Sr. Padre Adolfo Vieira Duro, que celebra mensalmente missas vespertinas (missa dominical antecipada ao sábado) e missas de irmãos. No mês de Setembro realizaram-se 22 missas de irmãos, ao passo que em Julho se realizaram 11. Em média e considerando o ano de 2014 realizam-se mensalmente cerca de 12 missas.